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Foto do escritorVanessa Zulle

4 ações práticas para você implantar as vendas agregadas em seu negócio automotivo

Se o seu objetivo é crescer em faturamento (e em tamanho), as vendas agregadas são uma excelente estratégia para o seu negócio automotivo – independente do tamanho da sua empresa.

Homem em primeiro plano, apontando para o título do artigo. Ao fundo, foto de loja de autopeças.

Você entende que precisa vender mais, seja para faturar mais, seja para crescer seu negócio, e não sabe por onde começar a agir. Nossa dica, neste cenário, é investir tempo nas vendas agregadas.


As vendas agregadas são uma estratégia em que aproveitamos as oportunidades para oferecer produtos ou serviços adicionais aos nossos clientes. Ou seja, ao invés de nos limitarmos a vender apenas aquilo que o cliente veio buscar, aproveitamos para apresentar outras opções que possam agregar valor ao seu atendimento.


Vendas agregadas acontecem desde o mais óbvio, como o cliente chegar para trocar o óleo e você ofertar a troca do filtro, até outras possibilidades, tais como o cliente vir trocar a correia e você sugerir a troca do tensor. O cliente vir trocar a vela e você ofertar o cabo. Ou, ainda, o cliente vir trocar a pastilha e você propor a troca do disco também.


Você pode estar se perguntando por que isso é importante. Vamos te apresentar 3 principais motivos para você adotar essa estratégia:


Motivo 1

Aumento no ticket médio de vendas: Quando conseguimos oferecer produtos ou serviços adicionais, é muito provável que o valor total da venda aumente. Isso significa que cada cliente que passar pela sua oficina ou autocenter tem potencial para gastar mais dinheiro.


Motivo 2

Satisfação do cliente: Muitas vezes, os clientes não têm conhecimento de todas as opções disponíveis para eles. Ao apresentar sugestões relevantes, estamos ajudando-os a encontrar soluções completas para suas necessidades. Isso aumenta a satisfação e a confiança do cliente em relação à nossa oficina.


Motivo 3

Fidelização do cliente: Quando oferecemos um atendimento diferenciado e completo, as chances de fidelizar o cliente são muito maiores. E clientes fiéis têm maior probabilidade de indicar nossa empresa para amigos e familiares, além de retornarem sempre que precisarem.


Sim, é possível aumentar as vendas sem precisa aumentar o número de clientes atendidos, trabalhando a favor da satisfação e fidelização dos clientes. E as vendas agregadas, como estamos falando, são o melhor caminho para isso.


Consegue ver como as vendas agregadas são importantes para o seu negócio automotivo?


Agora que conseguimos mostrar a importância dessa estratégia de vendas, vamos te mostrar 4 ações práticas que você deve implantar para deslanchar as vendas agregadas em seu negócio automotivo:


1 - Conheça bem os produtos e serviços oferecidos pela oficina: Quanto mais você souber sobre o que há disponível, mais fácil será identificar as oportunidades de vendas agregadas. E, além de você, todo o time precisa ter esse conhecimento, para que toda a equipe trabalhe dedicada a aumentar os resultados do negócio.


2 - Esteja atento às necessidades dos clientes: Converse com seus clientes, entenda suas demandas e problemas. Assim, será possível identificar quando uma venda agregada pode ser útil. Neste caso, escutar é muito importante e não forçar uma venda desnecessária também. Seu cliente precisa entender a necessidade da manutenção e do investimento em mais itens para sentir que suas necessidades serão melhor atendidas.


3 - Seja proativo: Não espere que o cliente peça por algo adicional. Ao perceber uma oportunidade, ofereça soluções. Esteja preparado para mostrar os benefícios das opções extras e responder a possíveis objeções, sem parecer que está tentando se beneficiar ou realizar o reparo de algo que não faz sentido.


4 - Treine a equipe: Certifique-se de que todos estejam alinhados com a estratégia de vendas agregadas e saibam como abordar os clientes de forma assertiva. Seu time precisa estar preparado, tanto com as possibilidades de abordagem de vendas quanto possíveis objeções que seus clientes possam apresentar. Outra capacitação que deve estar em dia deve ser dos tipos de vendas agregadas que valem a pena ser oferecidos aos clientes – quais são as vendas que geram mais resultados para a oficina, inclusive.



Conclusão


Cada venda realizada em sua empresa é uma nova oportunidade para o aprimoramento do atendimento e aumento dos resultados. Ao implantar as 4 ações práticas nas vendas agregadas de seu negócio automotivo, você, além de aumentar seu ticket médio, deixará seus clientes muito mais satisfeitos e fiéis a sua empresa.


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