Preparamos dicas especiais para que você e seu time estejam sempre preparados para vender.
Se você é dono do seu negócio, se você é da área administrativa, se você é mecânico você pode ter pensado assim: “VENDEDOR? Mas eu nem faço essa atividade?”.
Pois saiba que se você participa de alguma parte do atendimento, vendendo serviços, peças ideais, reparo necessário, atendendo no caixa, organizando o ambiente, ... independente do ponto de contato que você é para seu cliente, SIM, você é vendedor.
E foi exatamente por isso que preparamos dicas para que todos os envolvidos no atendimento aos clientes do seu negócio estejam preparados para realizar ótimas vendas:
1 - Sorria, atenda imediatamente e seja um bom ouvinte
Isso mesmo! A primeira dica já é 3 em 1.
O sorriso teu um poder gigante, pois transmite simpatia e faz o cliente se sentir acolhido. Junto com isso, quando sorrimos, demonstramos postura de abertura, fazendo o cliente se sentir bem no ambiente. E esse é um dos primeiros passos para que o atendimento e a venda sejam um sucesso.
Depois disso, não deixe seu cliente esperando, logo realize o atendimento. Caso você já esteja atendendo alguém, sinalize para ele aguardar um instante que logo irá atendê-lo. Isso passa tranquilidade e deixa o cliente certo de que logo será atendido.
E, então, ao começar o atendimento, antes de falar, é essencial ouvir primeiro. Ouça com atenção para entender a necessidade de seu cliente. Só assim você poderá trazer a melhor solução.
2 – Transmita confiança e seja transparente
O que você vende – tanto os produtos quanto os serviços prestados -, você e sua empresa precisam passar confiança para o cliente.
Então, é importante que seus produtos sejam de qualidade e os serviços sejam bem feitos pelo seu time. Além disso, você precisa, ao vender, entender quais as prioridades e se colocar no lugar do cliente. Isso mesmo, ter empatia é a grande sacada, neste momento, para entender o que é prioridade, o que o cliente valoriza e quais suas preocupações. E, a partir disso, mostrar que você é autoridade no assunto e que é na sua empresa que ele vai ter a solução do problema.
Além de ser confiante, é muito importante ser transparente. Tanto na hora de passar o orçamento, quanto depois, no pós-vendas, quando for fazer a entrega do automóvel reparado.
Quando passar o orçamento, liste tudo que precisa ser feito. E não venha com valores surpresa na entrega. Você pode, inclusive, ter um checklist para apresentar ao cliente. Assim, tanto o cliente ficará mais tranquilo quanto você poderá deixar o processo mais organizado.
3 – Entregue mais do que o cliente espera
Tem até nome bonito essa prática, que é overdelivering. Mas o nome é o de menos. O legal mesmo é surpreender o cliente positivamente. Aí você se pergunta: como assim?
Bem, imagina que no meio do processo de reparação do automóvel do seu cliente você vê que tem outro problema, simples e que financeiramente não vai prejudicar o resultado da sua venda. Realize o conserto e, quando for entregar ao cliente o carro, conte para ele que teve mais um probleminha, mas que você fez de “presente” para ele, sem custo.
Para você pode ser algo simples e de custo bem baixo, mas pode trazer para você e para sua empresa um cliente fiel por anos.
4 – Eduque seu cliente
Os clientes não têm obrigação de entender tudo sobre a parte técnica dos seus veículos. Outros não tem ideia do que fazer para melhor conservar seus automóveis. Então, educá-los pode aumentar as vendas do seu negócio, já que você será visto como autoridade quando o tema for cuidados com o carro.
Crie materiais simples para enviar pelo WhatsApp, publique eu suas redes sociais. Dê dicas informais na ida do cliente na oficina ou ainda faça mini eventos em sua empresa – como bate-papos, palestras, cursos.
E, mais do que isso. mostre-se à disposição para ajudá-lo na prevenção de futuros problemas em seu veículo.
Conclusão
Todo mundo vende. Da recepcionista que faz o primeiro atendimento ao mecânico que faz a manutenção e entrega dos automóveis. Da pré-venda ao pós-venda. Tudo é venda. Então, toda a equipe do seu negócio que tem contato com o cliente precisa estar preparada para vender e vender bem.
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