top of page
  • Foto do escritorVanessa Zulle

3 dicas para melhorar a gestão financeira do seu negócio

Se você tem um negócio no ramo automotivo, fique ligado nas dicas que preparamos para você fazer a gestão das finanças da sua empresa.


Quando decidimos empreender, um dos maiores desafios, se não o maior, é realizar o controle financeiro do negócio. Uma única falha pode resultar em saldo negativo ou em inconsistências na contabilidade. Por isso, a atenção precisa ser redobrada.


Pensando nisso, preparamos essas dicas especiais para você otimizar o controle das finanças e manter o caixa da sua empresa caixa positivo.


1 – Orçamento pessoal e profissional precisam estar separados


É isso mesmo! Essa separação é básica. Usar o dinheiro do negócio para pagar contas pessoais não pode ser uma prática se você quer ter as finanças da empresa em dia. Ao cometer esse erro, você põe seu caixa em perigo e pode criar uma bola de neve e o descontrole financeiro.


Uma das ações a serem tomadas é a definição de um pró-labore (como se fosse um salário) para você. Com ele você paga suas contas pessoais e não corre o risco de misturar valores.


É importante você entender que, além de deixar seu negócio organizado financeiramente, as contas separadas evitam que haja gastos de recursos indevidamente e você poderá controlar as entradas e saídas com mais facilidade.


2 – Planeje seu negócio estrategicamente agora mesmo


Antes de explicar essa dica, gostaria de perguntar:

  • Você sabe onde quer chegar com seu negócio?

  • Você quer ver sua empresa crescer?

  • Você sabe quanto você gera de lucro mensalmente?

  • Você tem metas?


Para que você possa atingir os objetivos esperados para seu negócio, é preciso adotar o hábito de mapear os caminhos que precisam ser seguidos. Assim você terá uma visão clara e realista de onde o seu negócio está e onde você quer chegar.


Neste caso, o melhor caminho é criar um plano com as metas que serão alcançadas. Através deste plano, além de organizar-se financeiramente, você precisará também preparar as ações que deverão ser feitas para atingir as metas da empresa.


E, através disso, você poderá saber onde e como investir, qual o tempo que você provavelmente vai levar para chegar onde quer, poderá planejar o que fará com os lucros futuros, entre outras coisas.


3 – Adote rotinas financeiras

Criar rotinas com as atividades que envolvem o financeiro da sua empresa é essencial. Assim, você estará com as contas organizadas e provavelmente não deixará nenhuma atividade para trás. Lembre-se desses 7 pontos para estabelecer suas rotinas:


  1. Organize as contas a pagar e a receber

  2. Coordene os processos fiscais e tributários

  3. Garanta que as cobranças e os recebimentos aconteçam

  4. Cuide do fluxo de caixa

  5. Mantenha o controle de estoque

  6. Tenha um fundo de reservas

  7. Construa um planejamento do futuro financeiro da sua empresa



Conclusão


Provavelmente você decidiu empreender no ramo automotivo pois é um excelente prestador de serviços da área. Mas não devem ter dito a você da importância dos cuidados com as finanças desse novo negócio. Então, se você começou seu negócio recentemente ou resolveu que precisa organizar sua empresa, é muito importante aplicar as dicas de gestão financeira. Assim, você irá garantir resultados positivos para o seu negócio.

Comentários


bottom of page